Polo gastronômico anuncia os 21 pratos do 9º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia que acontece de 09 a 12 de agosto

Publicado em 20/07/2018 Editoria: Gastronomia

De 09 a 12 de agosto, Macaé se transformará no melhor destino gastronômico do estado do RJ. O Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, em sua nona edição este ano traz o tema "Memórias” com 18 pratos que serão comercializados por R$ 22,00. Os Chefs mostrarão toda criatividade na cozinha show Italínea, elaborando ao vivo pratos para degustação dos presentes, harmonizando com rótulos de vinhos e estilos de cervejas artesanais. A previsão é um aumento de 40% de público em relação ao ano passado. A expectativa é que sejam vendidos mais de 20 mil pratos. O evento faz parte do calendário oficial do município de Macaé.

O presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Vitor Neves, explica a escolha do tema deste ano. “A gastronomia é uma expressão natural de tradições. Temos uma forte relação entre comida, memória e afeto. Quem não tem um prato favorito ou a lembrança de um sabor que marcou a sua vida? O Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros traz para essa 9° edição, receitas de pratos inspirados em celebrações ao redor da mesa, momentos marcantes de infância e memórias de viagens, numa releitura para proporcionar uma experiência gastronômica de muito sabor e história. E tudo, acompanhado de boa música, cultura e arte, enriquecendo ainda mais essa experiência.

Além dos estandes comercializando os pratos, terão três sobremesas por R$15.  Um espaço kids com opções de entretenimento e lazer faz parte do cenário do festival, assim os pequenos poderão se divertir enquanto a família degusta os pratos. O artesanato regional terá seu espaço garantido mostrando a arte dos artesãos da cidade.  As cervejarias artesanais participantes são Noi, Coronel Pafo, Concubina e Matumbier. Haverão dois estandes com rótulos de vinhos da Q Bodega e da loja P&P. O Bar do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros estará com petiscos, porções de pastéis, batatas, cerveja, sucos, água e refrigerantes.

Idealizado em 2010, o Festival Gastronômico veio somar um novo atrativo ao roteiro turístico e cultural do estado do RJ, reunindo grandes personalidades da culinária nacional e internacional, dentre elas chefes renomados como Claude Troisgros, Ludmila Soeiro, Pedro de Artagão, Checho Gonzales  e assim,  se consolidando como referência gastronômica na Região dos Lagos.

A cada ano os eventos do Polo fazem com que a cidade se consolide como destino gastronômico regional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e turístico. Todos os produtos necessários para elaboração dos pratos são comprados em Macaé movimentando a economia local, bem como a rede hoteleira com a vinda dos turistas para os eventos. Um público entre 10 e 25 mil pessoas participam a cada edição. 

PRATOS -   Risoto de frutos do Mar (Amsterdam Lounge), Filet mignon ao molho de vinho e mostarda dijon acompanhado de batata prussiana (Bem Natural), Batata rosti em releitura da chef ao estilo colonial, acompanhada de carne picadinha (Casa da Bell), Bacalhau cremoso, cubos de batata cobertos com cebolas, azeitonas pretas, lâminas de alho e finalizado com farofa crocante de pão e azeite aromatizado (Delícias da Cheff by Kebab Store), Polvo, lula e camarão flambados com um toque de manteiga aromatizada, acompanhados de risoto de limão siciliano ao creme de leite fresco e queijo grana padano (Durval Gastronomia), Fornadas de tortinha de bacalhau desfiado em natas, queijo gruyere e molho cremoso especial (Estação da Praia), Massa de pastel de chocolate, recheado de Nutella acompanhado de uma figurinha surpresa! (Frutos de Goiás), Esfera de chocolate mais bolo NEGA MALUCA e calda de brigadeiro quente (Café Guria e Brigaderia), Risoto de costela com pimenta biquinho e flor de agrião, com molho de mostarda, melaço de cana e limão (HKills Burguer), Polvo com camarão ao vinho do Porto e vinho tinto, cravo, tomilho, linguiça portuguesa, concentrado de tomate, tomate concassé, pimenta dedo de moça, cebolinha verde com batata super crocante (Ilhote Sul),  Carne de panela cozida em baixa temperatura na cerveja preta com cogumelos e socol, polenta cremosa e gremolata (Le Blanc Gastronomia), Maminha ao Malbec com creme de aipim ao duo de queijos (Leve e Sabor), Capeleti recheado com queijo burrata, tomate cereja e ragú de lagosta (Luigi Ristorante), Cheesecake com calda de goiabada e crumble de castanha (M.Cakes Confeitaria), Assado de tira suíno preparado em baixa temperatura, arroz de suã, ninho de couve e batata chips (Mokaiê Steak Burger), Torta capixaba (Parada do Chopp), Sobrecoxa de frango banhada com molho suave de tomate, coentro e pimenta aroeira com quiabo e polenta (Picanha do Zé), Carne de sol desfiada, puxada na manteiga de garrafa com leve toque de nata fresca, acompanhada de dedinhos de mandioca fritos e queijo (São João), Blend de picanha recheada com queijos mussarela e grana padano acompanhado de molho rústico de tomate (Street Dog). Os convidados levarão para o festival Feijoada de cogumelos, farofa de castanha do Brasil e couve marinada na laranja (Puro e Simples do Sana) e  combo de sushi (Tanaka Culinária Japonesa) .

› FONTE: Ascom