Macaé News
Cotação
RSS

Dessalinização de água por Osmose Reversa é solução para plataformas da Bacia de Campos

Publicado em 15/09/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Unidade Dessalinizadora por Ormose Reversa

Unidade Dessalinizadora por Ormose Reversa

O Grupo VICEL participará da 31ª Rio Oil & Gas Expo and Conference, a maior feira do setor de óleo e gás da América Latina e segunda maior feira e congresso do mundo.  O evento será de 15 a 18 de setembro, no RioCentro, no Rio de Janeiro. A empresa estará no Pavilhão 3, estande H22, onde apresentará suas soluções para tratamento de água e efluentes da indústria naval e petrolífera, e o Projeto Água, que consiste no aluguel de unidades dessalinizadoras por osmose reversa para plataformas.

A VICEL é especialista em tratamento de água e efluentes e, há muitos anos, acompanha de perto as dificuldades enfrentadas pelos operadores para geração de água potável a bordo das plataformas. O Projeto Água visa atender as demandas e reduzir os custos quanto ao abastecimento do recurso nessas embarcações.

Atualmente, a maioria dos projetos de plataformas de Exploração e Produção considera um sistema de dessalinização da água do mar para geração de água potável para utilização em banheiros, cozinha e lavanderia. Dos sistemas encontrados hoje no mercado, os destiladores por placas ainda respondem por grande parte das instalações, seguidos dos sistemas de osmose reversa.

O Diretor Comercial da VICEL, Helio Brasileiro, explica que o portfólio da empresa inclui os dois sistemas. “Os destiladores por placas utilizam calor residual dos sistemas de resfriamento de motores e compressores para evaporar a água do mar e condensar o vapor e, assim, produzirem água potável. Os sistemas de osmose reversa, por sua vez, utilizam energia elétrica para bombear a água salgada em alta pressão contra membranas osmóticas permeáveis, que retêm os sais minerais, produzindo água potável de alta qualidade”, explica.

Ambos os sistemas utilizados pelos operadores requerem manutenção, e se as rotinas preventivas não são praticadas, eles perdem sua eficiência ao longo do tempo, até que não sejam capazes de produzir água potável. A falta de manutenção muitas vezes ocorre porque, em muitos casos, o embarque dos técnicos não acontece, devido à limitação de vagas a bordo, e a operação dos sistemas não é garantida.

Quando se chega a essa condição, a solução dos operadores é comprar água de embarcações de apoio, que transportam o recurso captado em mananciais e tratado nas estações das municipalidades.

Pensando em superar estes gargalos operacionais, a VICEL desenvolveu um novo modelo de negócio para aluguel dos sistemas de osmose reversa, incluindo sua instalação e a manutenção a bordo. Dessa forma, a empresa garante a disponibilidade do equipamento e o abastecimento de água potável com qualidade e na quantidade demandada pela plataforma.

Helio Brasileiro fala sobre os benefícios que o Projeto Água propõe aos clientes. “O Projeto Água permite que o operador mantenha o foco na exploração ou produção de óleo e gás, sua atividade primária, transferindo a operação e a manutenção das unidades dessalinizadoras para a equipe da VICEL. Com os sistemas operando plenamente, as demandas de água potável da plataforma são atendidas e o custo da água comprada de embarcações de apoio é eliminado, reduzindo as despesas operacionais. A opção pelos sistemas de osmose reversa foi feita com base na simplicidade de operação, sua confiabilidade e o baixo consumo de energia. Os sistemas são customizados para atenderem as necessidades dos clientes e os modelos são definidos em função da quantidade e qualidade da água produzida, e também das restrições de espaço a bordo.

O GRUPO VICEL

O Grupo VICEL é 100% nacional, com sede na Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras/RJ. É líder de mercado como provedor de produtos e serviços para tratamento de efluentes e geração de água a bordo de navios e plataformas (regulados pelo Protocolo da IMO – MARPOL, a regra internacional de controle da poluição marítima). A empresa busca minimizar os impactos ambientais provocados pelas atividades de prospecção e exploração de petróleo em águas rasas e profundas e auxiliar os clientes no atendimento às legislações ambientais nacionais e internacionais, regulamentadas pelo IBAMA e pela IMO-MARPOL, respectivamente.

Fornece equipamentos com conteúdo local, o que proporciona aos clientes o atendimento aos requisitos de conteúdo local da ANP, e também representa fabricantes de classe mundial.

É a empresa mais bem preparada no Brasil para fornecer suporte técnico e a única do país a representar o MARPOL Training Institute, desenvolvedor de programas de treinamento focados nas boas práticas para prevenção da poluição marinha por navios e plataformas.

Serviço:

Rio Oil & Gas: a maior feira do setor de óleo e gás da América Latina e segunda maior feira e congresso do mundo.

Data e local: 15 a 18 de setembro de 2014, no RioCentro, Rio de Janeiro.

Localização do Grupo VICEL na Feira: Pavilhão 3, estande H22.

Contato no estande: Mariana Assis, Coordenadora de Marketing - (22) 99737-7397

Fonte para entrevista: Helio Brasileiro, Diretor Comercial.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: