Macaé News
Cotação
RSS

Macaé já realizou 32 mil testes para Covid-19

Publicado em 22/10/2020 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A nova etapa de testes foi iniciada no dia 8 de outubro e percorreu cinco bairros, com um total de 4.069 testes realizados

A nova etapa de testes foi iniciada no dia 8 de outubro e percorreu cinco bairros, com um total de 4.069 testes realizados

A Prefeitura de Macaé vem realizando, desde o início da pandemia do novo coronavírus, várias frentes de testagem para o diagnóstico e contenção da doença. Com estas ações o município já contabiliza um total de 32 mil testes feitos, entre sorológico e PCR.

Nesta quinta-feira (22) foi encerrada mais uma etapa do mutirão de testagem nos bairros. A nova etapa de testes foi iniciada no dia 8 de outubro e percorreu cinco bairros, com um total de 4.069 testes realizados, sendo que 416 apresentaram resultado positivo.

Vale lembrar que a principal porta de acesso de pacientes com quadro sugestivo de coronavírus é o Centro de acolhimento e orientação ao paciente de coronavírus, no antigo Centro de Saúde Dr.Jorge Caldas.   

A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, destaca a importância da testagem em massa para a identificação do número de pessoas que tiveram contato com o vírus. "Essa é uma ação fundamental, principalmente, testar com Swab quem só tem IgM positivo e identificar se a pessoa ainda transmite a doença e, desta forma, conter o avanço do novo coronavírus", destacou.  

Cuidados

O prefeito, Dr. Aluizio, alertou para o aumento na taxa de reprodução do Covid-19 e do número de casos da doença na cidade. Na ocasião ele frisou a importância da colaboração de todos com ações básicas como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Testagem nos bairros

O mutirão de testes esteve Parque Aeroporto, Barra de Macaé, Lagomar, Aroeira e Centro. Neste último bairro, a testagem aconteceu ontem (quarta-feira, dia 21) e nesta quinta-feira (22), quando foram feitos 1.165 exames. Deste total, 116 com resultado positivo, o que representa 9,95% de positividade, sendo 1,88% de positividade de IgM.

Dos 116 testes positivos, 67 IgG (significa que a pessoa já tem anticorpos contra o vírus), 22 apresentaram IgM (quando a pessoa está o esteve com a doença há pouco tempo e pode estar transmitindo ainda) e 27 com IgM e IgG.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário