Macaé News
Cotação
RSS

Ideb: Colégio do Sana tem segunda maior nota no estado

Publicado em 17/09/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O diferencial está na gestão municipal que, desde 2015

O diferencial está na gestão municipal que, desde 2015

Primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ranking no Norte Fluminense, a rede pública municipal de Macaé registrou a segunda maior nota entre todas as escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro com 8.0 obtido pelo Colégio Municipal do Sana, na região serrana do município, o primeiro lugar geral em Macaé.

Outras duas escolas públicas municipais de Macaé chegaram bem perto desse alto índice de avaliação da Educação brasileira registrando 7.9: Fantina Mello e Dolores Garcia Rodriguez. O Colégio do Sana também recebeu a maior pontuação nos anos finais na rede municipal com 6.3 e o Colégio de Aplicação (CAp) é o primeiro lugar no Ensino Médio na rede pública municipal com nota 6.6. No total, subiram a nota no Ideb 43 escolas municipais de Macaé.

O diferencial está na gestão municipal que, desde 2015, implementa ações para assegurar educação de qualidade a todos. Macaé obteve a maior nota 6.3 nos anos iniciais e o quarto lugar entre os municípios de todo o Estado do Rio de Janeiro registrando um crescimento de 0.4, ultrapassando a meta estipulada pelo próprio Ideb que era de 6.2 para Macaé este ano. O município também superou as médias no estado e no Brasil em todas as fases do ensino: anos iniciais, anos finais e no Ensino Médio, o que se repete em todas as edições desde 2015.

Nos anos iniciais, o município saltou de 5.6, em 2015, para 6.3 este ano, subindo 0.7 no período, uma marca histórica nunca antes registrada; nos anos finais, subiu 0.8, passando de 4.0 para 4.8; e, no Ensino Médio, Macaé também subiu 0.2 saindo de 4.9, em 2017, para os atuais 5.1. O resultado do Ideb mostra, portanto, que o crescimento na rede pública municipal de ensino de Macaé se manteve em todos os segmentos, incluindo a nota nos anos finais que também cresceu significativamente.

Levando em conta a média das escolas do Estado do Rio de Janeiro (5.4), Macaé, com 6.3 tem 0.9 a mais e, em relação ao Brasil (5.7), o município está com 0.6 à frente da média nacional, referente aos anos iniciais. Nos anos finais, o município, com 4.8, também ultrapassou a média estadual de 3.9 e a nacional de 4.5; e, no Ensino Médio, Macaé com 5.1 é superior 1.6 que a média no estado (3.5) e 1.2 que a do Brasil (3.9).

Os dados apresentados foram passados pela Secretaria Municipal de Educação através da Coordenadoria de Avaliação Institucional da Superintendência de Supervisão de Ensino com base nos resultados do Ideb relativos aos municípios no ano de 2019. Os números foram divulgados na terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário