Macaé News
Cotação
RSS

Adultos devem se vacinar contra o sarampo

Publicado em 14/09/2020 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A campanha de vacinação de adultos contra o sarampo não atingiu a meta do Ministério da Saúde. Por isso, a população de 20 a 49 anos terá até o dia 31 de outubro para tomar a dose da vacina.

De acordo com o Ministério da Saúde, dados preliminares das secretarias estaduais de saúde, registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas nessa faixa-etária, ou seja, apenas 5,8% do público-alvo, que totaliza mais de 90 milhões de pessoas. Os números são de 16 de março a 17 de agosto, período inicial da campanha de vacinação.

A equipe do RJ News entrou em contato com as prefeituras dos seis municípios da área de cobertura do jornal, para entender como ocorre a vacinação.

A Prefeitura de Rio das Ostras informou, através de nota, que o município continua em período de intensificação da vacinação contra o sarampo. Todas as unidades vacinadoras estão imunizando o público de seis meses até 59 anos de idade, de segunda a sexta-feira, nos seus horários de rotina.

Em Carapebus, a população também pode se vacinar por livre demanda. O município tem a vacina, que está disponível em todos os postos de saúde municipais.

Casimiro de Abreu informou que realizou a intensificação da vacinação contra o sarampo no primeiro trimestre do ano. Neste momento, as doses da vacina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Em Conceição de Macabu, a vacinação contra o sarampo está sendo levada pelos profissionais da saúde aos bairros. A próxima ação acontecerá no dia 15, terça-feira, das 9h às 16h, respeitando todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus (Covid-19). A ocasião está sendo aproveitada para a administração de outras vacinas de rotina.

Em Macaé, a assessoria de comunicação informou que a campanha aconteceu de 13 de janeiro a 13 de março de 2020, com realização de três Dias D de mobilização, para vacinar a população de 6 meses a 59 anos. Atualmente a vacina Triviral, que tembém protege contra a caxumba e rubéola, está disponível nos postos de saúde da cidade.

A prefeitura de Quissamã não passou informação sobre a vacinação contra o sarampo na cidade, até o fechamento dessa edição.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro é o segundo estado com maior índice de casos de sarampo em 2020, totalizando 1.241 pessoas. No Brasil, até o dia 25 de julho, foram confirmados 7.293 doentes, em 21 estados, ou seja, o Rio de Janeiro tem o equivalente a 17% dos casos confirmados.
 

› FONTE: RJ News


sem comentários

Deixe o seu comentário