Macaé News
Cotação
RSS

Educação comemora sucesso da campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado"

Publicado em 02/04/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O blog www.educacaonaopara.com intensificou as atividades pedagógicas para atender os alunos das redes pública e privada de Macaé e já é considerado uma das principais ferramentas de ensino do município. Diante disso, a Secretaria de Educação lançou a campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado", que está envolvendo alunos da área central, bairros e região serrana que estão acessando em casa, gratuitamente, conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados e exercícios preparados pelos professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Ensino Médio e Pré-Vestibular Social.

A campanha ganhou uma expressiva adesão. Prova disso é que escolas municipais estão exibindo em suas redes sociais, registros de diversos alunos estudando os conteúdos oferecidos. Nesta última semana, de acordo com a Superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref, a coordenação recebeu mais 1.300 emails com sugestões de atividades pedagógicas. O material, que está sendo repassado pelos professores, visa atender os alunos no período da suspensão das aulas que, segundo o Decreto nº 043/2020, foi prorrogado até o dia  13 de abril.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal está se adequando a uma nova metodologia de ensino por conta do Covid-2019. "Agradeço a colaboração dos professores com o envio dos emails e das famílias que estão orientando e incentivando os estudantes nesta rotina diferente de estudos. Estamos registrando uma expressiva adesão. Peço que todos continuem acessando o blog e o aplicativo https://app.vc/educacaonaopara, elaborado pela equipe do projeto Inova Macaé - Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento. Agradeço também a equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional que não está medindo esforços para a apresentação de todo o conteúdo", pontua. Ele lembra que quem não tiver acesso a internet poderá usar o livro didático e estudar a matéria que foi repassada como forma de revisão. Já o professor pode enviar o material para o email educacaonaopara@gmail.com.

Conteúdos - O blog "educaçãonaopara" abrange atividades diretamente relacionadas a algumas habilidades e competências referentes ao 1° bimestre do ano letivo de 2020. Os alunos do Ensino Fundamental, por exemplo, recebem conteúdos que seguem o Caderno de Orientação Curricular (COC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material é encaminhado pelos professores que, em casa, estão atendendo as novas determinações de trabalho das escolas. 

Para melhor adaptação à metodologia on line, segundo Balade Aref, alunos e famílias estão recebendo atividades ligadas ao projeto "Saber Cuidar", que trata de valores e orientações específicas de como organizar a semana. "Os alunos contam com um material específico, o semanário de estudos para cada dia. A planilha é para todos os alunos, independente da escola em que estão matriculados. Estamos planejando tudo da melhor forma e organizando os conteúdos das próximas semanas. Agradeço a todos à colaboração. O melhor de tudo é a participação", observa.

Na plataforma on line, os alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), por exemplo, contam com uma matriz com quatro horas diárias de atividades diferentes para cada ano de escolaridade. São apresentados conteúdos e links ligados à Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Também podem ser encontradas sugestões de leituras, vídeos e brincadeiras, até mesmo com a explicação direcionada sobre o "Combate ao coronavírus". Já os conteúdos para os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio foram programados conforme o 1º bimestre letivo, com 30 aulas por semana, exercícios, atividades e vídeos correspondentes a oito componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes, Inglês e Educação Física), com dicas de exercícios.  Também são exibidos jogos e animação para os alunos das etapas I a IX da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Ensino Médio também destaca exercícios de disciplinas como Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Oficina de Redação e Interpretação de texto. Já quem está no Pré- Vestibular Social conta com conteúdos de Redação, Literatura, Inglês, História, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Matemática I e II, além das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Para a garotada na faixa de dois a cinco anos, existe a aba da "Educação Infantil", em que estão sendo apresentadas dicas de vídeos, leitura e dança, além de atividades pontuais em conteúdos como "Vivências", "Registros das Famílias", "Textos para pais/responsáveis" e "Entendendo a Educação Infantil". O blog abrange também explicações e atividades específicas para o público do Atendimento Educacional Especializado (AEE), assiste estudantes, que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos  do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. O familiar ou responsável do atendido nas salas de Apoio Pedagógico Específico (APE) também conta com orientações referentes ao acompanhamento voltado aos estudantes do 1º ao 5º ano, que apresentam transtornos de aprendizagem, emocionais ou de comportamento da infância e adolescência.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário