Macaé News
Cotação
RSS

‘Café Literário’ abre edição 2020 na quarta

Publicado em 31/01/2020 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


O Café Literário é uma oportunidade de encontro entre poetas e amantes da poesia

O Café Literário é uma oportunidade de encontro entre poetas e amantes da poesia

O segundo número do jornal literário ‘O positivo’, uma iniciativa do coletivo de poetas ‘Língua do P’ junto à Secretaria de Cultura de Macaé, será o tema do primeiro Café Literário de 2020. Esta edição acontecerá excepcionalmente nesta primeira quarta-feira do mês, 5 de fevereiro. O projeto permanecerá, como no ano anterior, sendo realizado a cada última quarta-feira do mês, às 19h, no Solar dos Mello – Museu da Cidade de Macaé, Centro, com entrada franca.

O Café Literário é uma oportunidade de encontro entre poetas e amantes da poesia para apreciação de textos ou imagens poéticas e debates acerca dos temas que inspiraram as produções, ou de sua forma, ou ainda sobre grandes autores, estilos, épocas, datas marcantes, ou mesmo locais de sua origem. As reuniões atraem poetas de diferentes idades, de grupos e opiniões distintas e das muitas localidades do município, além de estudantes, professores, artistas e jornalistas. A proposta inclui também a valorização dos escritores da Região Norte Fluminense e dos Lagos, com a promoção de lançamentos de livros.

Em dezembro de 2019, durante a edição especial natalina do ‘Café Literário’, foi lançado o Jornal Literário ‘O Positivo’. A produção deste tipo de publicação era uma das metas propostas para aquele ano pela vertente cultural Literatura. Trata-se de uma publicação em formato de duplo pôster sem dobras que traz em seu nome o seu conceito. A proposta dos poetas participantes é expor oposição a realidades que se apresentam na atualidade, “opositivo”, mas de forma criativa, por meio do uso da arte e da linguagem. Por isso, “positivo”. A publicação tem o patrocínio do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF).

Do número 1 do ‘O Positivo’ participaram os poetas Gerson Dudus, Sandra Wyte, Mônica Braga, Conceição de Maria Rosa, Isabela Ingra e Jhenifer Soares. O Natal foi o tema proposto para aquela edição. O segundo número promete surpreender o seu público e estimular muitas participações no sarau poético.

Caso chova no dia do evento, ele não ocorrerá nos jardins do museu, mas sim internamente, no auditório Presidente Washington Luís. Nesse caso, o espaço tem capacidade para até 35 pessoas. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

 

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário