Macaé News
Cotação
RSS

Caps Betinho realiza Festa na Roça na Rinha das Artes

Publicado em 26/06/2019 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Forró, quadrilha, aulão de dança e correio do amor, além de comidas típicas. Tudo isso foi experimentado e vivenciado por cerca de 150 pacientes com transtorno mental na tarde desta terça-feira (25), na Rinha das Artes, no evento &39;Festa na Roça&39;.

Eles são frequentadores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Betinho e Infantil, além do Núcleo de Saúde Mental e da Residência Terapêutica. Estes são dispositivos do Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Macaé.

Para a psicóloga do Caps Betinho, Fabrice Sanches, eventos assim são importantes por promover a utilização dos espaços públicos preconizando a Reforma Psiquiátrica. "Também colabora para a socialização das pessoas com transtornos mentais na sociedade", disse ela.

Dedicação da equipe é o mais importante

Os pacientes do Caps Betinho Eliete Silva, Marlon Costa, Shirley Rodrigues e Edilson Costa deram depoimento sobre a festa e o serviço oferecido na rede municipal de saúde.

Segundo Eliete Silva, de 39 anos, mais importante que a festa é a dedicação e a preocupação de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, estagiários e técnicos de enfermagem com cada pessoa com problemas de mente.

Ela estava vestida com roupa de quadrilha, especialmente adquirida para essa ocasião. Já para Marlon Costa, de 40 anos, a &39;Festa na Roça&39; tira seus participantes da solidão e da rejeição. "Nós que temos distúrbios psíquicos passamos a experimentar de mais alegria em viver socialmente. Além do mais, fazemos novas amizades", pontua ele.

Shirley Rodrigues, de 49 anos, disse que esse evento colabora para se ter mais saúde. Edilson Costa, de 60 anos, refere-se ao fato de a festa manter a tradição em termos de música e de dança (quadrilha), com pessoas vestidas à caráter, saboreando comidas típicas.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário