Macaé News
Cotação
RSS

A jornalista Liliane Barboza lança, na FLIP, seu primeiro livro que exalta o feminino

Publicado em 18/07/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Publicado pela Editora Autografia, o livro será lançado no dia 28 deste mês, na Festa Literária de Paraty

Publicado pela Editora Autografia, o livro será lançado no dia 28 deste mês, na Festa Literária de Paraty

Aos 13 anos ela descobriu a paixão pelos livros. Onde estivesse algum exemplar, lá estava ela. Não importava o assunto: de Ágata Christie à filosofia, de técnicas de yoga às profecias de Nostradamus. E não demorou muito para que a apaixonada leitora passasse para o outro lado e começasse a escrever textos e romances. A faculdade escolhida, não poderia ser outra: jornalismo, a profissão onde se conta tantas histórias reais. Anos se passaram, mas o desejo de publicar seu próprio livro, não. Agora, aos 47 anos, Liliane Barboza concretiza seu sonho: a publicação de seu primeiro livro “Mulher – Sentimentos & Sentidos”, uma coletânea de poesias para tocar a alma feminina.

Publicado pela Editora Autografia, o livro será lançado no dia 28 deste mês, na Festa Literária de Paraty, a FLIP, um dos mais importantes eventos literários do país.  Será às 13h, na Casa Autografia, no centro histórico da turística e bucólica cidade. Mas outros lançamentos estão sendo programados em Macaé-RJ, cidade onde a escritora vive há anos com sua família. Um dos lugares será o restaurante Sushi in Kasa, ainda sem data definida.

A inspiração para “Mulher – Sentimentos & Sentidos”, que começou a ser escrito em 2013 e foi finalizado um ano depois, veio de textos criados no cotidiano como jornalista e por meio de conversas com outras mulheres. Principalmente a tia, Elaine Gonzalez, que sempre foi, para Liliane, um exemplo de força, coragem, otimismo, e que lutou contra um câncer de mama até o fim. Já a poesia, veio um tempo depois.

– Nem sabia desse meu talento. Sempre pensei em escrever romances, baseados a vivência como repórter policial, quando atuei como repórter da TV Gazeta, em Cuiabá, e no Diário Costa do Sol, em Macaé. No entanto, comecei a escrever esses textos sobre mulher, para homenageá-las. Sou uma pessoa que acredita muito em Deus, nas energias positivas. Sempre brinco, dizendo que tenho alma de artista. E essas poesias são realmente inspiração de Deus, que creio que seja a força suprema de todo o universo, que nos inspira para que possamos ser pessoas melhores, agentes modificadores em nossa sociedade – comenta a escritora.

E o livro saiu do jeitinho que Liliane sonhou. Com o tema que sempre a fascinou: a mulher em quase todas as suas versões e angústias. “A mulher que luta, a guerreira, a que é mãe, a espiritual. Mas não tenho a pretensão de descrever todos os perfis de mulheres, bem como os seus sentimentos. Defendo que somos seres complexos e muitas vezes mal interpretadas pela sociedade brasileira, que tem uma cultura machista. Ainda defendo que devemos caminhar lado a lado, sem egos, na parceria, pois ninguém é melhor do que ninguém. Defendo uma sociedade harmônica entre mulheres e homens, com respeito e igualdade de direitos, que infelizmente não existe”, acredita.

Lançar “Mulher – Sentimentos & Sentidos” na FLIP é motivo de muito orgulho para Liliane. “Isso foi uma vitória. Me considero uma mulher guerreira, e luto pelo que acredito e sonho. Com investimentos próprios e com o patrocínio do amigo, empresário e fotógrafo Guga Malheiros, e com o carinho do publicitário Ed Meirelles, tive a confiança e a certeza de que esse projeto se concretizaria. Estou ainda mais certa que nós devemos fazer as coisas acontecerem, por mais adversidades que a vida nos apresente”, define.

E para o futuro, Liliane já tem planos. “Já tenho algumas obras prontas. Mas a que quero lançar, e que concluí este ano, é o livro "Orações da Alma".  Tenho muita gratidão por ter chegado até aqui. Principalmente pela generosidade da fonoaudióloga e poetisa, Sandra Waytt, que teve a sensibilidade de fazer o prefácio, traduzindo o que realmente eu quis transmitir.

Minicurrículo

Liliane Barboza é jornalista desde 1989, onde atuou em diversos meios de comunicação, na cidade de Macaé, antes mesmo de concluir sua formação acadêmica em 1992. Em 1993, foi para a cidade de Cuiabá, onde trabalhou na TV Gazeta, Jornal Folha de Estado e foi assessora de comunicação do Conselho de Enfermagem de Mato Grosso (MT). Atualmente é servidora da Prefeitura Municipal de Macaé, onde atua como jornalista e agora envereda pelos caminhos literários.

Lançamento - Mulher – Sentimentos & Sentidos

Editora Autografia

Dia 28 de julho de 2018, às 13h, na Festa Literária de Paraty – Flip

Endereço: Casa Autografia – Rua Comendador José Luiz, 398, Centro Histórico de Paraty

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário