Macaé News
Cotação
RSS

Rio das Ostras receberá a ação Praia Limpa neste sábado

Publicado em 16/03/2017 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Neste sábado, 18 de março às 15hs, a Praia do Centro em Rio das Ostras, receberá a ação ambiental Praia Limpa para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado oficialmente no dia 22. Promovida desde 2010 pela VICEL, empresa localizada na Zona Especial de Negócios (ZEN) do município, a ação reúne os colaboradores da empresa, familiares e voluntários na Concha Acústica para uma caminhada ao longo da praia.

O objetivo é recolher o lixo encontrado no percurso e orientar os banhistas e frequentadores do local sobre a importância do uso sustentável da água, além de divulgar informações sobre os riscos da poluição marinha.

Uma das responsáveis pela ação é Kelly Martins, do setor de QSMS da VICEL. Ela explica que haverá uma tenda com frutas e água para integração entre colaboradores e voluntários. “Em seguida, iniciaremos o percurso e todo lixo recolhido será depositado em coletores. Ao final do dia, esse lixo será pesado e destinado à reciclagem”, diz.

Kelly explica, ainda, que os colaboradores da empresa estão preparados para passar informações de qualidade aos banhistas. “A VICEL investe em ações internas de conscientização o ano todo. Portanto, todo o nosso time conhece os objetivos da ação, bem como as técnicas de abordagem necessárias para o engajamento das pessoas no local. A expectativa para este ano é de aumento do número de voluntários. Esperamos que mais pessoas sejam alcançadas a cada ano e que seja fortificada a parceria da empresa com a cidade”, afirma.

A trajetória da VICEL é marcada por esforços para que haja uma mudança comportamental das pessoas em relação ao meio ambiente. Como especialistas em soluções integrais em água e, diante da escassez cada vez maior dos recursos hídricos, torna-se evidente a necessidade de ações que gerem um novo padrão de pensamento na sociedade. “Não podemos continuar com a cultura equivocada de que a água é um recurso infinito. Ela é fundamental para a manutenção da vida humana e o equilíbrio ambiental e isso não é clichê. É preciso acabar com os velhos hábitos de jogar lixo nas praias, evitando a contaminação de corpos hídricos e o desperdício de água potável através do uso inadequado. A VICEL busca conscientizar as pessoas e convida todos a irem com seus familiares para marcarmos o Dia Mundial da Água com muito sucesso em nossa região”, diz Kelly.

“Águas Residuais” é o tema da ONU para o Dia Mundial da Água em 2017

“Águas Residuais” foi o tema escolhido pela ONU para pautar as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo no Dia Mundial da Água de 2017. E esta notícia foi recepcionada com entusiasmo pela VICEL, que é especialista no assunto. Popularmente conhecida como esgoto, a água residual compreende todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. Trata-se de uma substância com grau de impureza que varia de acordo com sua utilização, mas que sempre contém agentes contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde humana e à natureza de modo geral.

O retorno dessa água ao meio ambiente deve necessariamente sofrer tratamento, de modo que ela volte a apresentar qualidade e limpeza adequadas para que seja lançada no corpo receptor (rio, lago ou mar) sem causar danos à saúde e ao ecossistema.

Para o Diretor Superintendente da empresa, Helio Brasileiro, a escolha do tema demonstra o quão grande e urgente é a necessidade de ampliar os debates sobre o assunto, sobre o qual a VICEL tem expertise. “Celebramos 22 anos de história no último mês e temos em nosso portfólio as melhores soluções para tratar águas residuais, como águas cinzas e negras, inclusive com a possibilidade de sua reutilização para fins não potáveis”, afirma.

“Nossa experiência nos mostra que o tratamento adequado das águas residuais ganha cada vez mais importância e as legislações hoje são empregadas com maior rigor nas indústrias onde atuamos. Porém, ainda há muito a ser feito. E, além do comprometimento da Indústria, é fundamental que governos e sociedade estejam engajados quanto ao tratamento adequado das águas residuais. No Brasil, a coleta e tratamento configuram-se como grande desafio para o saneamento ambiental. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 48,6% da população tem acesso à coleta de esgoto, sendo que deste efluente coletado somente 40% passa por algum tipo de tratamento antes de ser descartado no meio ambiente. E isso é alarmante”, afirma.

O Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro, e é comemorado no mundo inteiro.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: