Macaé News
Cotação
RSS

Escola Politécnica da UFRJ oferece 25 cursos de pós-graduação

Publicado em 08/05/2015 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Qualidade de ensino rumo aos interesses do mercado

A Escola Politécnica da UFRJ oferece, atualmente, 25 cursos de pós-graduação lato sensu, que são de especialização, MBA e têm por finalidade aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos, mas não abrangendo o campo total do saber em que se insere.

A carga horária mínima de cada um dos cursos é de 360 horas. Dessa forma, a Escola disponibiliza o potencial dos docentes e  possibilita um ensino  de continuidade dentro da própria UFRJ, na Ilha do Fundão, que se diferencia dos demais centros educacionais por se tratar de um polo de difusão de ensino e de conhecimento e de reconhecimento nacional e internacional pelas melhores universidades do mundo.

Hoje, segundo empresa de recrutamento Catho, tais cursos conferem aos profissionais um ganho maior de salário, cerca de 20% a mais para os que adquiriam uma especialização.  “A formação de novos cursos de especialização da Politécnica da UFRJ estão de acordo com as normas para as universidades públicas e autorizados pelo MEC. São cursos  de perfil flexível e atendem às necessidades mais específicas do mercado de trabalho”, informa o diretor da Escola Politécnica da UFRJ, João Carlos Basílio.

Pelo fato de ainda não existir um sistema oficial que disponibilize uma relação completa dos cursos de especialização oferecidos pelas universidades públicas, a melhor forma de o cidadão buscar por tais cursos nas áreas de engenharia e afins é a partir da análise de informações que podem indicar o nível de qualidade da instituição. Para tanto, a Escola Politécnica da UFRJ disponibiliza no seu portal http://www.poli.ufrj.br/especializacao_cursos.php  uma gama de cursos voltados para o campo de negócios e da gestão. “Os cursos são uma opção para o aperfeiçoamento profissional, voltados para o mercado de trabalho”, observa Basílio.

O administrador de empresas, Diego Medeiros Santos, participou da turma do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos da Politécnica, em 2014. Segundo ele, a empresa a Icatu Seguros, passou a ser orientada a trabalhar fortemente embasada por projetos. “Decidi fazer o curso com o objetivo de me capacitar no tema e poder me desenvolver no meu trabalho. Atuo no Escritório de Processos de Negócios e Projetos da Companhia e com o conhecimento obtido na Pós da Politécnica me sinto um profissional mais preparado para desempenhar minhas tarefas relacionadas à Gestão de Projetos”, afirma o ex-aluno.

Escola Politécnica da UFRJ: relação de Cursos autorizados pelo MEC

Economia do Petróleo e Gás

O objetivo geral do Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Economia do Petróleo e Gás (MBA Executivo) é criar habilidades, no discente, em projetos e gestão de sistemas econômico-financeiros da administração pública e privada, propiciando uma visão crítica e holística destes sistemas. Também fornecendo embasamento técnico em ferramentas atualizadas para a gestão de projetos e tomada de decisões na indústria de petróleo e gás.

Engenharia de Computação

Para atender às necessidades e objetivos dos participantes, o Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Engenharia de Computação e Sistemas se baseia na combinação de conceitos teóricos a aplicações práticas, oferecendo instrumental para desenvolver maiores responsabilidades no processo decisório, estruturando informações, desenvolvendo a capacidade de reflexão, análise e síntese, e promovendo a integração e colaboração entre seus participantes. Desta forma, o aluno saberá unificar a tradicional informação acadêmica, com os principais avanços tecnológicos do mundo moderno, a fim de potencializar o amplo domínio da engenharia computacional e do desenvolvimento de sistemas, e assim melhor atender as exigências evolutivas de informação digital.

Engenharia de Manutenção

Tem o objetivo de promover conhecimentos teóricos e práticos de administração, gerência, planejamento, controle e execução de Manutenção, associados às técnicas e procedimentos alinhados com as diretrizes dos sistemas da qualidade, otimização de custos e gestão de recursos, contribuindo para sua adequação aos preceitos da sustentabilidade.

Engenharia de Segurança do Trabalho

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Escola Politécnica da UFRJ oferece uma nova atribuição profissional no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – buscando, nas disciplinas eletivas e nas inovações dos métodos pedagógicos, formar profissionais capazes de orientar seu aperfeiçoamento nas atuações cada vez mais amplas, demandadas pelos novos paradigmas de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente no cenário industrial brasileiro.

Engenharia de Software

O Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Engenharia de Software (MBA) pretende atender a profissionais que tenham especialização em Tecnologia da Informação e que tenham interesse em se atualizar com as técnicas modernas de construção de Sistemas de Informação. Este curso possui matérias com o aprofundamento necessário para que os participantes conheçam novas tecnologias, sem focar em produtos específicos, mas permitindo que, a partir das informações recebidas, possam utilizá-las em projetos de Software de forma completa.

Engenharia Econômica e de Produção

São objetivos do Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Engenharia Econômica e de Produção (MBA):
- Apresentar aos participantes conceitos, métodos, ferramentas e sistemas contemporâneos no campo da Engenharia Econômica e de Produção;
- Discutir e construir um referencial conceitual comum para a análise dos fenômenos e problemas relativos aos sistemas de produção e ao direcionamento dos investimentos;
- Instrumentar os participantes com técnicas de Engenharia de Produção e Econômica e conceitos direcionadores para sua aplicação na melhoria dos sistemas produtivos;
- Discutir com os participantes os rumos atuais e as principais tendências conceituais e práticas da Engenharia de Produção e Econômica;
- Permitir a aplicação dos conhecimentos trabalhados em situações reais, através de estudos de caso, passíveis de aplicação nas organizações de origem dos alunos.

Engenharia Mecatrônica

O Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Mecatrônica tem por finalidade capacitar pessoal qualificado para o exercício de atividades multidisciplinares de interesse na Mecatrônica, dentre as quais:
- Conceber e instalar unidades mecatrônicas e de produção automatizadas;
Especificação, projeto e emprego de equipamentos controlados por computador, como robôs e sistemas automáticos;
- Especificação, projeto e instalação de sistemas automatizados de fabricação, envolvendo equipamentos ligados a computadores para controle de processos produtivos e;
- Projeto de ferramentas de software, instrumentação e outros recursos para simular, analisar e controlar processos.

Engenharia Sanitária e Ambiental

O Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola Politécnica da POLI/ UFRJ apresenta um enfoque bastante direcionado para o desenvolvimento de projetos de engenharia dos sistemas urbanos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos.
Contempla também o desenvolvimento das técnicas e estudos aplicados ao gerenciamento ambiental do espaço físico territorial e das organizações empresariais. Em complementação às aulas teóricas, são realizadas visitas técnicas de interesse de cada uma das disciplinas.

Engenharia Urbana

O Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Engenharia Urbana visa complementar a formação de profissionais, capacitando-os a aplicar, em sua realidade de trabalho, os conceitos, ferramentas e experiências em Engenharia Urbana.
O curso tem por finalidade familiarizar os participantes com as questões e problemáticas da engenharia urbana, sejam sob o ponto de vista governamental como privado, de modo a dotá-los de conhecimentos teóricos e práticos, aplicados à gestão de planos, programas e projetos de desenvolvimento local sustentável.

Garantia de Qualidade de Software

O Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Garantia de Qualidade de Software (MBA) – MBAQ –, preenche uma lacuna nos cursos de pós-graduação no atendimento da demanda de profissionais especializados em garantir a qualidade dos artefatos de desenvolvimento de sistemas, desde as etapas de anteprojeto até o processo de manutenção.
Este curso utilizará a experiência bem sucedida da POLI/ UFRJ em Cursos Especialização, pós-graduação lato sensu, dos seus antecessores GEI (MBA) e ENGSOFT. Seu objetivo será nesta proposta, a de manter profissionais que atuam ou que desejam ingressar nesta área do conhecimento que recentemente tem se desenvolvido com extrema rapidez no âmbito da Engenharia de Software.

Gestão Ambiental

Capacitar profissionais de todas as áreas para a gestão ambiental de atividades, projetos e programas, tanto no setor privado, quanto de órgãos governamentais e desenvolver uma abordagem interdisciplinar e holística da questão ambiental, visando uma perspectiva integrada da gestão do meio ambiente.

Gestão de Contratos Tecnológicos

Para atender às necessidades e objetivos dos alunos, o Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Gestão de Contratos Tecnológicos (MBA) – MGTC – está baseado na combinação de conceitos teóricos a aplicações práticas, oferecendo instrumental para desenvolver maiores responsabilidades no processo decisório, estruturando informações, desenvolvendo a capacidade de reflexão, análise e síntese, e promovendo a integração e colaboração entre seus participantes.

Gestão de Marketing

O curso de especialização - EMBA Gestão em Marketing da Escola Politécnica da UFRJ oferece as mais recentes teorias e práticas de Marketing em ambientes competitivos, tão necessários aos profissionais neste mercado globalizado.

Gestão e Gerenciamento de Projetos

O objetivo do curso é o de promover a formação de profissionais, executivos e agentes formadores em gerência de projetos, em conformidade com as exigências atuais do mercado e colaborando no sentido de difundir conhecimentos e promover a capacitação dos profissionais nas diversas áreas de atuação, dando-lhes as condições necessárias para preparar-se para uma certificação PMP (junto a entidades gestoras em gerenciamento de projetos) e na obtenção de um título de especialista em gerenciamento de projetos emitido pela UFRJ.

Gestão em Finanças

O objetivo do Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Gestão em Finanças (Executive MBA) da POLI/ UFRJ é preparar profissionais em Administração Financeira, fornecendo os conhecimentos e as técnicas necessárias para análise e tomada de decisões financeiras frente a situações e ambientes competitivos, de forma a racionalizar e otimizar os recursos financeiros das empresas.

Gestão em Segurança, Meio Ambiente e Saúde

O objetivo do Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, de Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde é capacitar profissionais para assessorar a direção de empresas públicas e privadas nas questões de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde; e contribuir com o desenvolvimento e atualização da tecnologia de gestão, integrando os sistemas de segurança, meio ambiente e saúde nas organizações.

Gestão Empresarial

São objetivos do Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Gestão Empresarial (Executive MBA) é proporcionar visão multidisciplinar e atualização do conhecimento das melhores práticas gerenciais e empresariais contemporâneas, de forma a contribuir significativamente para a melhoria do desempenho profissional dos participantes.

Gestão Estratégica da Informação

O Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Gestão Estratégica da Informação (MBA) – GEI –, tem como proposta formar profissionais aptos a acompanhar as tendências tecnológicas do mercado, segundo uma estratégia em um ambiente de economia globalizada, onde rapidez e precisão são considerados requisitos básicos.

Gestão Estratégica de Pessoas

O objetivo do Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Gestão Estratégica de Pessoas (MBA) é fornecer aos participantes uma visão atual, estratégica e consistente do gerenciamento de pessoas, abordando os mais recentes conceitos, práticas e tecnologias utilizadas nas organizações de vanguarda, bem como instrumentalizá-los para exercerem a função estratégica de gerenciar pessoas em ambientes organizacionais.

Gestão Portuária

A concepção do Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Gestão Portuária visa suprir a demanda de profissionais com especialização na área portuária, trazendo sólidos conhecimentos teóricos e práticos. Esses profissionais deverão, a partir das aulas ministradas, desenvolver uma visão sistêmica dos Portos e de toda área portuária, hoje inserida no contexto econômico do Brasil e do mundo.

Governança, Projetos e Serviços de Tecnologia da Informação

Os avanços tecnológicos observados na última década criaram um novo paradigma associado à moderna gestão empresarial. A informação, hoje exigida pelo cotidiano de empresas em todos os segmentos produtivos, passou a ser caracterizada por uma dinâmica de fluxo do conhecimento empresarial, com maior exigência de eficiência no nível de transmissão, busca, acesso e armazenamento da informação digitalizada. O paradigma da informação dinâmica, principalmente associado à evolução do mundo WEB sobre a organização empresarial, exige cada vez mais a formação de profissionais especializados na nova área de conhecimento tecnológico, relacionada ao paradigma da gestão integrada de governança, projetos e serviços em TI.

Inteligência de Negócios         

O Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Inteligência de Negócio pretende atender a profissionais que tenham especialização em Tecnologia da Informação e que tenham interesse em se atualizar com as técnicas modernas de construção de Sistemas de Suporte a Decisão. Este curso terá disciplinas com o aprofundamento necessário para que os participantes conheçam diversas novas tecnologias, sem focar em produtos específicos, mas permitindo que a partir das informações recebidas possam utilizar em projetos de software de forma completa.

Planejamento, Gestão e Controle de Obras

O Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis visa capacitar profissionais da área da construção civil no planejamento, na gestão e no controle de obras civis a partir da aplicação das mais modernas técnicas de planejamento do tempo, orçamento, fiscalização e controle das obras, capacitação da mão-de-obra e adequação à legislação e normas brasileiras.

Tecnologia da Informação Executivo - Ênfases: Empresarial: Ambiente, Petróleo e Gás e Saúde

Para atender às necessidades e objetivos dos participantes, o Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, em Tecnologia da Informação Executivo: Empresarial, Meio Ambiente, Petróleo e Gás (MBA) - MBTIe – está baseado na combinação de conceitos teóricos a aplicações práticas, oferecendo instrumental para desenvolver maiores responsabilidades no processo decisório, estruturando informações, desenvolvendo a capacidade de reflexão, análise e síntese, e promovendo a integração e colaboração entre seus participantes.

Tecnologia de Informação em Gestão Estratégica de Programas e Projetos

São objetivos do Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu, Tecnologia de Informação em Gestão Estratégica de Programas e Projetos (MBTI – GEPP):
- Apresentar e estudar as principais tecnologias para gerenciamento de projetos, utilizando e entendendo as principais ferramentas e soluções em software e hardware disponíveis no mercado;
- Apresentar os principais conceitos, ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos segundo a versão mais atual do PMBOK® Guide (A Guide to the Project Management Body of Knowledge) e praticá-los por meio do uso de estudos dirigidos, seminários e atividades extraclasse;

- Apresentar e aplicar conceitos modernos de gestão empresarial envolvendo Planejamento Estratégico, Estruturas e Processos Organizacionais, Estudos de Viabilidade, Carteira de Projetos, Gestão do Conhecimento, Competências Organizacionais, Gerenciamento de Mudanças e Escritório de Projetos.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: