Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

O mundo da arquitetura em tempos do Corona Vírus

Publicado em 22/03/2020 sem comentários Comente!

Olá amigos! Como vão? Estamos passando por tempos complicados, mas devemos manter a fé e olhar no horizonte – independentemente da sua crença, quando olhamos para o futuro de maneira mais positiva e sutil buscamos forças para superar os obstáculos.

Tem algo que se mantém em minha mente, uma das palavras pronunciadas na homilia na Missa que diz – Na verdade é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graça sempre e em todo lugar. Sempre e em todo lugar, ou seja, sermos gratos e confiantes independe das circunstâncias.

Gostaria de pautar sobre outros assuntos, mas no momento não posso deixar pra lá. Vamos falar um pouco sobre Corona Vírus e algumas de suas relações com o mundo da arquitetura.

 Vocês querem as boas ou as más notícias primeiro? Então, vou começar pelas más notícias.

Há alguns anos que o setor da construção civil, no Brasil experimenta números amargos, a parte de qualquer coisa que tenha causado tal crise, o certo é que esse setor da economia e também, historicamente grande termômetro da economia que emprega uma gama de pessoas, sendo o segundo setor da economia que mais emprega. Arquitetos, engenheiros, carpinteiros, armadores, eletricistas e tantas outras pessoas que estavam vendo com esperança algumas medidas que pareciam dar um novo ânimo no setor. Queda de juros, novos lançamentos, contratações e de repente tudo parece virar de cabeça pra baixo.

De quando o vírus iniciou sua circulação ao redor do mundo até a época antes do carnaval, quando algumas pessoas colocaram em pauta cancelar o carnaval deste ano, até o primeiro caso confirmado logo após o período de carnaval, até a semana passada e da semana passada até agora. Olhamos tudo de forma muito longínqua. Pessoas nas praias, bares, concentração de público – vida normal. Medidas realizadas pelas prefeituras e Estados em São Paulo e no Rio de Janeiro principalmente e agora quase todos os lugares do Brasil mostram a onda já nos alcançou. Os números não param de subir e as pessoas continuam circulando.

A Expo Revestir 2020, grande evento do setor da construção civil, reúne milhares de pessoas que circulam pelo Transamérica Expo Center em São Paulo. Este ano o evento ocorreu normalmente entre os dias 10 e 13 de março. Os organizadores publicaram em sua página quanto às cautelas tomadas durante a realização do evento como a disponibilização de álcool gel e máscaras. Todavia, em algumas redes sociais há relatos de colaboradores de alguns stands com positivo para o Covid-19.

O Site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU-MA), orienta aos profissionais que tenham participado da feira a fazer teste nos locais indicados para detectar a presença do vírus ou não.

Por falar em CAU, o atendimento no CAU-RJ está temporariamente suspenso. Quem precisar entrar em contato com o Conselho deve enviar e-mail para atendimento@caurj.gov.br.  Outras formas são através dos telefones (21) 3916-3925 ou 0800 0800 8830 113; também tem disponível o WhatsApp – para atendimento (21) 96707-5207 e de fiscalização (21)99857-9615.

Ainda nessa esfera, uma notícia não menos importante é o adiamento do 27º Congresso Mundial de Arquitetos no Rio de Janeiro. O evento que iria ser realizado em meados desse ano foi transferido para o período de 18 a 22 de julho de 2021.

 

 

Notícias boas

Não que seja uma notícia propriamente boa; mas, em virtude desse caos todo o CAU-RJ propõem a suspensão do pagamento de anuidades, cobranças de multas e moras até que se estabilize o quadro econômico e social.

Uma vez em nossas casas, temos a chance de aprender coisas novas ou mesmo aproveitar o tempo pra relaxar

Para quem é arquiteto ou estudante de arquitetura, recomendo baixar o Twinmottion – ferramenta de renderização em tempo real e por hora com cadastro e uso gratuitos.  Deixo o link de uma página do Youtube onde você pode acessar o link deixado na descrição da página para download e conhecer um pouco mais dessa ferramenta. Quem baixar antes do fim desse mês poderá fazê-lo gratuitamente, depois disso, se não prorrogarem, será pago.

https://www.youtube.com/watch?v=TRsVEn36USE&t=494s

Há uma série de programas que podem ser baixados gratuitamente para que possamos fazer melhores apresentações e diminuirmos o tempo em que passamos projetando e os retrabalhos.

Vou compartilhar com vocês também algumas das diversas páginas que conheci em algum momento e que podem incrementar os seus trabalhos – salve lá nos seus favoritos.

http://hdri-skies.com/shop/hdri-sky-198/ para quem for criar cenas com diferentes cenários e iluminações de céu nas renderizações do Vray.

https://skalgubbar.se/ ainda nessa pegada de renders, esse site oferece boas imagens para usar nos modelos de Vray e Photoshop.

https://www.arch2o.com/tips-architecture-project-presentation/ Aqui você pode conferir sobre dicas para melhor apresentação dos seus projetos (em inglês)

https://www.bimobject.com/pt-br/product a partir dessa página você consegue fazer o download de diversos objetos BIM

https://www.archdaily.com.br/br/872666/biblioteca-de-desenhos-arquitetonicos-em-dwg-disponiveis-para-download Há diversos e variados conteúdos para download em blocos em DWG.

Um dos melhores conteúdos em palestras não muito longas, geralmente de até quinze minutos e com conteúdo diversificado, em português e outros tantos idiomas está na página TED Talks – vale a pena filtrar no Youtube o assunto que você quer (eu acompanhei muita coisa nas últimas semanas sobre urbanismo tático, mas tem conteúdos também da arquitetura e outros tantos)

Também tem diversos outros canais do YouTube que podem ser interessantes ferramentas – deixo aqui também aberto caso você tenha algo para compartilhar conosco.

Pra não ser tão mais extenso vou apenas listar alguns canais que, caso você não conheça, deveria ao menos conhecer – não vou falar sobre eles, confere lá!

 

Roberta Vendramini; Casa GNT, Balkan Architect (em inglês), Caos Planejado, Studio M4 Arquitetura, Vida Engenharia, Macetes da Construção, MasterTuts, Mundo da Elétrica, Pense e decore, Viva Decora, Casa Vogue Brasil e outros tantos.

Também deixo a ideia de nesse período que os estudantes e profissionais saibam mais sobre concursos nacionais e internacionais de projetos de arquitetura e urbanismo – de repente formem equipes de forma remota... no link abaixo você pode ter mais informações.

https://www.archdaily.com.br/br/search/competitions

Para os amantes dos filmes, também há uma gama variada de filmes que trazem um pouco do contexto da arquitetura. Meus amigos sabem e confesso a vocês que não sou um cinéfilo – não que não goste dessa arte, mas acabo assistindo tão poucos filmes. O link a seguir trás uma lista de filmes do gênero.

https://www.archdaily.com.br/br/755961/cinema-e-arquitetura-em-45-filmes

 

Para encerrar, fazendo uma avant première, um spoiler do que vai rolar na próxima matéria e que também será um convite, irei abordar de um projeto chamado Nós da Cidade. Ficou curioso/a? Conto com sua leitura e participação.

Sejamos todos resilientes nesse tempo. Fiquem em casa e utilizem o tempo da melhor maneira possível. Tudo isso irá passar e irá passar mais rápido se também fizermos a nossa parte.

Até breve!

 

 

 

 

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário