Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

O espaço da reflexão - banheiros como protagonistas da casa.

Publicado em 15/04/2017 1 comentário Comente!

Modelo de banheiro - Duas cubas permitem o uso simultâneo por um casal

Modelo de banheiro - Duas cubas permitem o uso simultâneo por um casal

 

Como vão meus amigos? Espero que a semana de vocês também tenha sido proveitosa; se não foi, bola pra frente!

Então, nosso assunto é sobre banheiros? Sim!  Cada espaço em casa tem o seu fundamento e a sua importância. Não é bom quando chegamos cansados e tomamos aquele banho quentinho para relaxarmos? Ou então, aquela ducha fria que nos desperta e dá energia?

Atualmente há inúmeras opções quando pensamos em banheiro. Os banheiros deixaram de ser um lugar secundário para ganhar um destaque nas casas.

Algumas coisas não mudam (ou não seria de bom tom mudar). É importante prever algum caimento em direção aos ralos para o bom escoamento da água. E os ralos também devem ser bem rejuntados, pois podem ser um caminho para infiltração. Por falar em infiltração, isso é o calcanhar de Aquiles em um banheiro. É necessário impermeabilizar desde o contrapiso e claro, lançar mão de revestimentos especialmente nas áreas onde se faz necessário como no box; fazer as conexões das tubulações corretamente e testá-las antes dos acabamentos. Um projeto das instalações hidráulicas é muito útil, especialmente quando se pensa em fazer alguma furação.

Outra coisa que não se pode abrir mão, obviamente é o dimensionamento e distanciamento mínimo dos equipamentos. O box deve ter a largura mínima de 80cm; entre o box e o vaso sanitário é recomendado deixar 30 cm. Claro, estas não são apenas as únicas medidas a serem observadas, tamanho de janela, porta, altura da bancada, tudo isso faz parte de um projeto de um banheiro.

Em um projeto de banheiro, não existe o certo e o errado, existe o bom senso. O projeto deve estar no tom do perfil do cliente. Sempre tem uma tendência em apostar em revestimentos brancos, e é uma boa pedida sim. Geralmente os revestimentos claros passam a mensagem de limpeza e por refletir mais a luz eles dão a sensação de maior espaço, mas diversos materiais com cores, texturas estão aí para compor um ambiente que fuja da monotonia e do monocromático do branco.

Pastilhas de vidro, pastilhas de coco, revestimentos com efeito 3D, silestone, alucobond, aço corten, não apenas isso, é possível ter poltrona, TV, jardim vertical, enfim, inúmeras opções para estilos, gostos e bolsos. Pra finalizar, algumas curiosidades:

- Passamos em média três meses da vida sentados em uma privada.

- Se você acha absurdo que as pessoas usavam as “casinhas”, saiba que um bilhão de pessoas ainda fazem suas necessidades em um buraco no chão.

- Há mais pessoas com celulares do que com banheiro em casa.

- Se você tem nojo de banheiro, saiba que seu celular tem 18 vezes mais bactérias do que a descarga que você aparta várias vezes por dia.

- O dia 19 de novembro é o Dia Mundial do Sanitário, data criada em 2013 pela ONU para despertar a consciência das pessoas sobre o direito fundamental da água e do esgoto.

- O vaso sanitário moderno foi inventado por Sir John Harington, integrante da corte da rainha Elizabeth I em 1596. A patente (sem trocadilhos), foi registrada em 1775 por Alexander Cumming, que desenvolveu a válvula que leva embora os maus odores dos dejetos.

- Segundo a universidade do Arizona e o microbiólogo Charles Gerba o sanitário é na verdade uma das coisas mais limpas do banheiro por que as pessoas limpam elas com frequência. O trinco da porta do banheiro também é relativamente limpo, as bactérias não conseguem ficar em superfícies frias por muito tempo.

- O rei George II morreu depois de cair de um vaso sanitário em 1760. Aparentemente a queda causou uma fissura no ventrículo do coração do monarca de 77 anos.

- Em Hong Kong foi construído o banheiro mais caro do mundo, de ouro 24 quilates e pedras preciosas diversas. O sanitário custou US$ 29 milhões em 2010, o equivalente a R$ 91 milhões de reais hoje, aproximadamente.

- Há 35 banheiros na Casa Branca.

- Como 90% das substâncias usadas por seres humanos sai na urina, o esgoto das grandes cidades contém altas doses de drogas.

- O banheiro sempre recebeu, em todo mundo, nomes esquisitos. Entre outros, casinha, necessário, local de reflexão, trono. Os antigos israelitas chamavam o local de casa de honra e os egípcios de casa da manhã.

 

Por hoje é isso meus amigos e minhas amigas! Até a próxima semana.

 

 

 

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

Agenda

+ eventos

1 comentário

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: